Qualidade e simplicidade: A minha rotina de beleza




“O que é a elegância? Água e sabão!” – dizia Cecil Beaton.
Não poderia concordar mais. Há uma certa elegância em conseguir encontrar a beleza na simplicidade, em tornar algo comum, como a água e o sabão, estrelas na nossa rotina de higiene e limpeza. Casas de banho cheias, repletas de produtos, cosméticos, batons e máscaras não são mais do que tentações consumistas, compras erradas e desejos de ostentação. Por outro lado, acho incrivelmente belo quem consegue permanecer fiel ao que é verdadeiro, honesto e simples. Quem consegue encontrar na pureza da água tudo o que precisa para se sentir elegante.
A minha rotina de beleza ainda não chegou a esse minimalismo e acho que não desejo que isso aconteça tão cedo. O tempo que passo a cuidar da minha pele é quase meditativo. Os produtos e ingredientes que uso são comuns, é como se estivesse a preparar-me para cozinhar, mas as fases do processo ajudam-se a começar e a terminar o meu dia com tranquilidade.


ÁGUA PELA MANHÃ
Depois de acordar, água é tudo o que eu desejo. Um copo para a beber, as mãos para a levar ao meu rosto. Costumo passar pelo menos cerca de 1 a 2 minutos a lavar a cara. Como não utilizo nenhum tipo de sabão tenho de garantir que a minha pele fica devidamente limpa. A seguir limpo o rosto com uma toalha sem nunca esfregar.


MÁSCARA DE MEL E CANELA
Como trabalho a partir de casa, posso dar-me ao luxo de trabalhar a manhã inteira com uma máscara de mel e canela na minha cara. Para isso, mistura cerca de duas colheres de sopa de mel orgânico de acácia com um pouco de canela. Tenho andado há muito tempo a querer experimentar o mel manuka mas é tão caro que ainda não tive oportunidade de o fazer. Por vezes também acrescento uma gota de óleo essencial de tea tree à mistura.


WILD FRUIT SERUM
A primeira vez que experimentei um sérum foi na semana passada. Antes disso não sabia o que era, para que servia, nem como isso podia ajudar a minha pele. Mas quando vi que a Annmarie Skin Care, a minha marca preferida de cosméticos, ia lançar um sérum à base de frutos e extratos de plantas fiquei curiosa. Descobri depois que esse produto servia para hidratar e iluminar a pele e que continha alguns dos melhores óleos que existem para manter o equilíbrio da pele sem a prejudicar. Alóe vera, extrato de maça, calêndula, gotu kola, óleo de sementes de romã, óleo de açaí, um sem fim de ingredientes autênticos que dão à pele as vitaminas que precisa para se auto-regenerar. Quando a minha amostra chegou, decidi que a melhor altura para utilizar este produto seria depois da minha máscara e assim fiz. Passado cerca de duas horas, lavei o mel e a canela do meu rosto e, depois de limpo, coloquei um pouco deste sérum no nariz, testa e queixo e espalhei pelo resto da minha cara, massajando a pele. O cheiro faz lembrar o verão e a pele absorve-o instantaneamente e fica apenas luminosa e limpa durante o resto do dia.



ÓLEO PELA NOITE
O dia está a terminar e o cansaço ameaça chegar. Enrolar-me nos lençóis e adormecer parece uma boa opção mas não o posso fazer sem antes limpar as preocupações do dia e preparar a minha pele para uma noite de descanso. Ao contrário do que acontece de manhã, há noite não lavo a cara com água. Em vez disso, faço uma limpeza com óleo de argan. Coloco um pouco na palma da minha mão e espalho pelo rosto, massajando as bochechas, fazendo movimentos circulares e garantindo que o óleo é absorvido. A seguir coloco uma toalha debaixo de água quente e, depois de tirar o excesso de água, deixo-a repousar na minha cara. Este ritual limpa a pele em profundidade enquanto equilibra a produção de óleo. Os vapores libertados pela toalha quente no rosto deixam-se sempre mais calma e preparada para dormir. Passado cerca de 5 minutos, uso a mesma toalha para limpar a pele e estou pronta para descansar.


Não é preciso muito para tratar bem a pele, só precisamos de a conhecer bem, de lhe reservar um pouco do nosso tempo e alimentá-la com ingredientes que sejam tão bons que quase que se podem comer.

7 comentários:

  1. Tenho tentado minimizar a minha rotina de beleza também, mas não consigo que não pareça obrigação. Uso ainda água micelar, mas normalmente tento não usar nada de muito complexo. Gosto da ideia da máscara de mel, até porque também trabalho em casa.

    Beijinho,
    Vanessa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de experimentar a máscara de mel :) Um dos motivos porque adoro fazer isso é porque só preciso de a colocar na cara e continuar a fazer as minhas tarefas. Às vezes quase me esqueço que a tenho posta e quando reparo já passaram umas duas horas.

      Beijinhos :)

      Eliminar
  2. O meu ritual de cuidados de rosto é bastante semelhante. Este ano, tive a felicidade de me oferecerem um balde imenso de abacates e aproveitei para adicionar algumas máscaras de abacate, com bons resultados. Há tantos ingredientes naturais para explorar que, para mim, não faz sentido as fortunas que se gastam em milhentos produtos para cada ruga ou borbulha! Pessoalmente, quando compro produtos (creme e sérum) também prefiro optar por marcas boas, orgânicas, naturais, etc. Tenho adorado usar os produtos da Evolve beauty, onde tudo é feito artesanalmente e é um prazer de usar no dia a dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que sorte! Os abacates são um dos frutos que fazem melhor à saúde e à pele :) Também concordo contigo em relação às fortunas que se gastam. Eu prefiro gastar um pouco mais num bom frasco de mel orgânico ou em fruta do que num produto de cosmética caríssimo com ingredientes duvidosos. Não conheço a Evolve Beauty mas vou definitivamente espreitar :)
      Obrigada pelo comentário!

      Eliminar
  3. Olá Inês,
    Comecei agora a ler o teu blog, gosto muito, parabéns. Tenho uma rotina de óleo à noite semelhante, mas uso óleo de coco em vez de argão. É uma maravilha, como uma mini sauna, perfeito para relaxar antes de dormir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipa,

      Assim sendo, bem-vinda ao meu blogue :) Fico feliz que estejas a gostar. Eu não me dei muito bem com óleo de coco, como a minha pele é sensível e como tenho tendência para ter algumas borbulhas descobri que o óleo de coco obstruía os meus poros.
      Também adoro essa sensação de mini sauna, sabe tão bem :)

      Eliminar